Voltar topo

Exposição de fotografias de Norman Parkinson na Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda, que apresenta um notável conjunto de obras do mais aclamado fotógrafo de moda do século XX, está patente na Fundação Luís I – Centro Cultural de Cascais, de 28 de Setembro a 31 de Dezembro de 2018.

As fotografias de Norman Parkinson (Londres, 1913-1990) revolucionaram por completo a fotografia de moda, seguindo as pisadas deixadas por Martin Munkácsi. Contrariamente aos seus predecessores, que fotografavam poses estáticas em estúdio, Parkinson preferia fotografar as suas modelos em movimento e no exterior, criando fantásticos trabalhos onde a liberdade e a imaginação dão o mote. Parkinson criou retratos incomparáveis de grandes figuras da moda, artistas e escritores, estrelas icónicas do Rock e da Pop, estrelas de Hollywood e da realeza britânica. O seu trabalho é reconhecido pela espontaneidade, pela vivacidade, pela elegância e pelo sentido de humor. O seu estilo foi sendo reinventado ao longo da extensa carreira, que se estendeu dos anos 30 ao início da década de 90. Se as primeiras imagens fizeram a diferença pela espontaneidade fora do ambiente do estúdio, as imagens dos anos 70 e 80 ficaram marcadas pela escolha de locais exóticos como cenário. Embora o próprio Parkinson não se considerasse um artista, mas um artesão, o engenho que punha nas suas fotografias foi amplamente reconhecido por revistas como a Vogue, a Harper’s Bazar e a Town & Country, entre muitas outras, que o requisitavam para trazer charme e beleza às suas páginas.

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda inclui dos trabalhos mais famosos de Parkinson, bem como outras fotografias recentemente descobertas no imenso arquivo que nos deixou. A curadoria é de Terence Pepper, que foi responsável pelo departamento de fotografias na National Portrait Gallery, em Londres, e Alex Anthony e a Iconic Images são co-curadores desta mostra.

Subscrever Newsletter