Voltar topo

Exposição Korda: Beauty and Revolution apresenta fotografias de Alberto Korda em Gante

A exposição Korda: Beauty and Revolution, que apresenta o trabalho do prestigiado fotógrafo cubano, está patente na Abadia de São Pedro – Casas Históricas de Gante, na Bélgica, de 18 de Maio a 19 de Agosto de 2018.

Este ano celebraríamos o nonagésimo aniversário de Alberto Díaz Gutiérrez, mais conhecido pelo nome de Korda (1928-2001). Este artista fascinante tornou-se mundialmente conhecido como o autor do retrato de Che Guevara, chamado “Guerrillero Heróico”. O seu trabalho, amplamente apresentado, tem sido associado ao período histórico que os críticos de arte definiram como o “período épico” da Revolução Cubana. No entanto, a obra de Korda, profusa e variada, não pode ser restringida, como frequentemente acontece, ao tema da política.

A exposição Korda: Beauty and Revolution – que inclui fotografias de Korda, retratos do artista da autoria de outros fotógrafos e alguns prints de jornais cubanos da época – pretende não só dar a conhecer Korda como um artista complexo e criativo, como também libertá-lo do “peso de uma fotografia”.  A mostra é composta por uma selecção cuidada, incluindo temáticas tão diversas como a criatividade artística nos estúdios Korda – onde o fotógrafo deu os primeiros passos da fotografia comercial em Cuba – fotografias dos líderes revolucionários, retratos de mulheres e imagens capturadas nos mares cubanos. E Korda documentou tudo isto sem nunca reduzir a qualidade, movendo-se natural e autenticamente entre glamour, beleza e revolução.