Voltar topo
Exposições
2017

9 ideias Parque Praça de Espanha

A exposição 9 ideias – Parque Praça de Espanha, patente no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian entre meados de Dezembro de 2017 e finais de Fevereiro de 2018, lembra o passado e projecta o futuro da Praça de Espanha: de um lado do espaço expositivo, há uma cronologia lembrando a história da praça; do outro lado, são apresentadas nove propostas finalistas do Concurso Internacional de Ideias promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, para o parque urbano que se pretende implementar nesta zona da cidade.

A Praça de Espanha deixará de ser um dos pontos nevrálgicos do trânsito da capital portuguesa para se tornar num local de animação e lazer. No centro da praça, que ocupa uma área de cerca de 45 000 m2, existirá uma das zonas lúdicas apresentadas nos projectos arquitectónicos em exposição. Alguns pontos em comum entre todos são os espaços verdes, os repositórios de água (destinados a aproveitar e fazer escoar a ribeira de Alcântara, que passa por baixo da praça), os quiosques, as zonas de lazer, as clareiras e os passadiços.

Em paralelo à apresentação dos projectos, abriu-se uma consulta pública destinada a recolher sugestões e críticas dos cidadãos às propostas apresentadas. Finda esta fase, far-se-á um novo concurso, no qual os projectos deverão implementar as ideias propostas pelos lisboetas. Estima-se que as obras de remodelação da Praça de Espanha terão início em Fevereiro de 2019.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Desenho Expositivo
Produção

Outros Dados:
Apresentação no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian,
Lisboa, Portugal
15 de Dezembro de 2017 a 28 de Fevereiro de 2018

Subscrever Newsletter