Voltar topo
Exposições
2015

A ONU em Imagens 70 anos de História

Em celebração dos 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), o Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron co-organizaram uma exposição que permite uma viagem pelo seu vasto arquivo iconográfico. Designada em inglês UNEARTH, a exposição chegou a Portugal com o título A ONU em imagens – 70 anos de História.

O objectivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri é mostrar, refletir e comentar o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente ao longo de 70 anos e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais actividades: Direitos Humanos, Desenvolvimento, Assistência Humanitária e Paz e Segurança, através da exposição de fotografias, cartazes concebidos por criativos da Divisão de Design Gráfico e Divulgação da ONU e por artistas lendários como Joan Miró, Marc Chagall, Keith Haring, entre outros.

Depois de inaugurada em Nova Iorque (EUA), a exposição passou por Haia (Holanda), Verdun (França) e teve em Lisboa (Portugal) a quarta etapa de uma digressão que continuará por vários centros de arte e galerias do mundo.

A inauguração em Lisboa contou com a presença do antigo Presidente da Assembleia Geral da ONU, Prof. Freitas do Amaral, do Presidente da Fundação Gabarron, Cris Gabarron, e do Vereador com o pelouro das Relações Internacionais, Carlos de Castro, em representação da Câmara Municipal de Lisboa.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Gestão de Projecto em parceria com UNRIC
Produção
Desenho Expositivo
Curadoria Local
Assessoria Mediática
Coordenação de Assistentes de Sala

Outros Dados:
Apresentação em Portugal: UNRIC e Câmara Municipal de Lisboa
Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
4 de Setembro de 2015 a 27 de Setembro de 2015