Voltar topo
Exposições
2012

Artefactos Importantes e Objetos Pessoais da Coleção de Lenore Doolan e Harold Morris

O que dizem sobre uma pessoa os seus objectos? Os catálogos de leilões podem contar-nos muito acerca de uma pessoa. Basta pensar em Jacqueline Kennedy Onassis ou em Truman Capote, por exemplo.

No original livro homónimo de Leanne Shapton, escrito em forma de catálogo, 325 lotes são o que resta da relação entre Lenore Doolan e Harold Morris, objetos que o casal foi colecionando ao longo de quatro anos e que se encontram prontos para serem leiloados. Ao leitor cabe a tarefa de ir recriando, através das imagens e respetivas legendas, a história que vai sendo construída subtilmente ao longo das páginas.

Na origem desta exposição está portanto a obra desta artista, ilustradora e escritora canadiana, e o seu lançamento em Portugal pela Bertrand Editora.

Alguns dos objectos que narram a história da relação entre Lenore Doolan e Harold Morris foram expostos no Centro Cultural de Cascais, proporcionando aos leitores a oportunidade de se envolverem “fisicamente” na trama do romance-catálogo e na vida dos protagonistas.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Gestão de Projecto em parceria com a Bertrand Editora
Desenho Expositivo
Coordenação da Montagem e Desmontagem
Assessoria Mediática

Outros Dados:
Apresentação em Portugal: Bertrand Editora
Centro Cultural de Cascais, Cascais
27 de Janeiro a 4 de Março de 2012

Fotografias da galeria gentilmente cedidas pela Fundação D. Luís I.