Voltar topo
Exposições
2011

Frida Khalo As Suas Fotografias

Lisboa foi a primeira cidade no mundo, fora do México, a acolher a exposição Frida Kahlo – As Suas Fotografias. Tal só foi possível devido a um intenso e extenso processo de negociações, amplamente recompensado por um sucesso imediato de público e uma entusiástica cobertura mediática.

Esta mostra inclui um grande número de fotografias, na sua maioria desconhecidas, que pertenciam ao acervo pessoal da artista. Foi apresentada pela primeira vez no Museu Frida Kahlo em 2010 e é composta por imagens que serviram à pintora mexicana como recordação, ferramenta de trabalho ou forma de exorcizar a solidão. Com curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, reconhecido fotógrafo e historiador da fotografia no México, esta exposição ilustra a importância deste meio artístico na vida de um dos nomes maiores da cultura mexicana.

O valor destas imagens como testemunho histórico é inegável, mas também o é pela presença do olhar de fotógrafos de renome mundial que registaram a artista no seu quotidiano, entre os quais Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger, Lola y Manuel Álvarez Bravo.

Paralelamente, foi também apresentada, pela Secretaria de Relações Exteriores do México, a exposição Cumplicidades. Diego e Frida., uma selecção de 30 fotografias em torno das paixões partilhadas por ambos os artistas.

Após o sucesso em Portugal, o Museu Frida Kahlo solicitou à TE a coordenação mundial da itinerância da exposição.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Gestão de Projecto
Produção
Desenho Gráfico
Desenho Expositivo
Assessoria Mediática
Gestão de Bilheteira, Loja e Visitas Guiadas

Outros Dados:
Apresentação em Portugal: Casa da América Latina | TE em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa
Museu da Cidade – Pavilhão Preto, Lisboa
4 de Novembro de 2011 a 29 de Janeiro de 2012

Fotografias da inauguração gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa.

Condições de itinerância