Voltar topo
Exposições
2011

Mnemosyne

Eu tenho uma obsessão com filmes de arquivo: traços fantasmagóricos de momentos vividos que ocupam esse espaço único entre a história e o mito. Mas começo sempre pelas perguntas.” (John Akomfrah, cineasta e argumentista britânico)

Mnemosyne é uma instalação que deriva do filme The Nine Muses, exibido a 15 de Outubro de 2011 no Clube Ferroviário, em Lisboa, inserida no programa multidisciplinar O Barulhamento do Mundo, organizado pelo Africa.Cont.

Estruturada como uma fábula alegórica e vagamente inspirada pela ficção científica existencial, Mnemosyne é uma releitura idiossincrática, invulgar e estilizada da história da migração em massa para a Grã-Bretanha no pós-guerra. O trabalho de John Akomfrah, um dos fundadores do Black Audio Film Collective (1982-1998), que se consagrou à análise da identidade negra britânica, questiona a memória e sugere a possibilidade de infinitas reinterpretações dos acontecimentos históricos, através do cruzamento de imagens de arquivo dos EUA e da Grã-Bretanha com retratos contemporâneos de Inglaterra.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Gestão de Projecto em parceria com Africa.Cont
Produção
Assessoria Mediática

Outros Dados:
Apresentação em Portugal: Africa.Cont
Galeria Carpe Diem Arte e Pesquisa
22 de Outubro a 19 de Novembro de 2011