Voltar topo
Para Itinerar

Norman Parkinson Sempre na Moda

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda mostra-nos fotografias deslumbrantes que revolucionaram o mundo da fotografia de moda no século XX. Lembrado pelo seu olhar inovador e único, Norman Parkinson desenvolveu um estilo distinto ao longo de 56 anos de carreira, desde o período pré-guerra dos anos 30 na Grã-Bretanha, à austeridade da moda na Segunda Guerra Mundial, passando pelo New Look parisiense dos anos 50 e pelo London Swinging nos anos 60, até ao glamour e brilho dos anos 70 e 80, tendo trabalhado continuamente até à sua morte, em 1990.

O fotógrafo começou a ser reconhecido nos seus primeiros anos quando revolucionou a fotografia, ao retirar os modelos femininos do ambiente estático, sério e controlado dos estúdios fotográficos e levá-los para locais da vida quotidiana e ambientes exóticos. Este estilo dinâmico e espontâneo ganhou a atenção de inúmeras revistas de moda como a Harper’s Bazaar, a Vogue e a Town & Country, o que lhe veio a garantir reconhecimento internacional.

Esta exposição constitui uma retrospetiva da influente carreira de Parkinson, dando a conhecer 80 fotografias que refletem a transformação da moda feminina e ajudaram a redesenhar o modo como esta foi sendo comunicada ao longo de décadas.

Norman Parkinson soube acompanhar as mudanças ao longo dos tempos reinventando o seu estilo e mantendo-se a par das gerações emergentes de novos jovens fotógrafos e modelos. As suas fotografias ajudaram a criar a era das supermodelos e fizeram dele o fotógrafo de eleição de designers de moda, artistas e escritores, estrelas icónicas do Rock e da Pop, estrelas de Hollywood e da realeza britânica.

Terence Pepper, que foi responsável pelo departamento de fotografia na National Portrait Gallery, em Londres, é curador da exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda, em conjunto com Alex Anthony e a Iconic Images que detém e representa os arquivos de Norman Parkinson.

Para mais informações, contacte-nos.

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:
Cascais, Portugal | Fundação Luís I – Centro Cultural de Cascais | 28 de Setembro de 2018 a 17 de Fevereiro de 2019