Voltar topo
Exposições
2015

Sam Shaw 60 Anos de Fotografia

A inesquecível fotografia de Marilyn Monroe de pé sobre um respiradouro do metro e uma lufada de ar soprando o seu vestido branco é um dos trabalhos mais conhecidos do fotógrafo nova-iorquino Sam Shaw e, naturalmente, faz parte das cerca de 200 imagens que compõem a exposição Sam Shaw: 60 Anos de Fotografia. Uma retrospectiva que percorre as mais de seis décadas da prolífica carreira do reconhecido fotógrafo, passando pelo fotojornalismo, os retratos e a indústria cinematográfica.

Shaw retratou praticamente todas as estrelas da indústria cinematográfica da sua época, bem como músicos, artistas, escritores e intelectuais da altura, procurando sempre captar o momento numa perspectiva inovadora utilizando ângulos de captação de imagem mais próprios da linguagem cinematográfica.

A exposição, que inclui algumas fotografias raras e nunca antes vistas e outras tão célebres quanto a imagem de Marlon Brando de t-shirt rasgada no filme Um Eléctrico Chamado Desejo (1951), iniciou a sua digressão mundial no Centro Cultural de Cascais, pela mão da Fundação D. Luís I.

Na inauguração estiveram presentes Edie Shaw Marcus, Meta Shaw Stevens e Melissa Stevens (respectivamente filhas e neta de Sam Shaw) e Lorie Karnath, amiga de longa data e autora do catálogo que acompanha a exposição.

Trabalho desenvolvido pela TE neste projecto:
Gestão de Projecto
Desenho Gráfico
Desenho Expositivo
Curadoria Local
Coordenação da Montagem e Desmontagem
Assessoria Mediática

Outros Dados:
Apresentação em Portugal: Fundação D. Luís I
Centro Cultural de Cascais, Cascais
11 de Setembro de 2015 a 8 de Novembro de 2015