Voltar topo

Exposição Frida Kahlo – As Suas Fotografias chega ao Canadá e faz sucesso

Duas semanas após a sua inauguração no Glenbow Musem (em Alberta, Calgary), a exposição Frida Kahlo – As Suas Fotografias já é um grande sucesso. Apesar de ficar patente até 21 de Maio, no dia da sua estreia, 3 de Fevereiro de 2018, esta magnífica exposição contou com a presença de mais de 2400 visitantes!

Seguindo a sua rota pela América do Norte, onde foi recentemente apresentada nos Estados Unidos, no Bowers Museum e no University of New Mexico Art Museum, a mostra está agora, pela primeira vez, em solo canadiano. Sob a direcção de Hilda Trujillo Soto, a exposição tem estado numa itinerância contínua desde a sua estreia em 2009, no Museu Frida Kahlo, na Cidade do México.

Frida Kahlo – As Suas Fotografias dá a conhecer imagens inéditas que pertenciam ao espólio privado de Frida. Estas 241 fotografias não só representam diversas fases e pessoas da vida da artista, como são igualmente objectos da sua afeição pessoal. Tematicamente dividida em seis secções – Origens; Casa Azul; Política, Revoluções e Diego; Corpo Acidentado; Amores; e Fotografia – a exposição não pretende traçar uma biografia cronológica de Frida, mas tão-somente expor testemunhos da história pessoal da artista, do seu país e da sua época.

Trata-se de um conjunto fotográfico composto por imagens que nos permitem descobrir novas facetas de uma figura-chave do século XX. Numa entrevista concedida à Rádio CBC, Pablo Ortiz Monasterio, curador da exposição, refere que a própria colecção de fotografias, a forma como foi agrupada e trabalhada, constrói um retrato de Frida. Na imensa diversidade de fotografias que a artista cuidadosamente guardou, acarinhou e personalizou, conscientemente ou não, é revelada a complexa fragmentação da sua identidade.

Subscrever Newsletter